[kads group="topo-1"]


A Ética e a Coragem

A Ética e a Coragem

Quem de nós teria dúvida sobre o fato de a atitude ética ser a base para um ambiente social melhor, mais harmônico, mais equilibrado?
Provavelmente todos concordaríamos ser a ética a base para melhorar a vida em muitos dos seus aspectos. Mas ser ético ou entregar aos outros o que eu gostaria de receber, muitas vezes vai demandar, por exemplo, renúncia, autocontrole, dedicação. Precisaremos renunciar ao conforto do descanso no final de semana para atender aqueles que tem menos, que estão menos informados. Precisaremos pensar muitas vezes antes de agir, tendo por objetivo colocar a outra pessoa acima dos atos dela, mesmo que possam ter causado algum tipo de problema. Precisaremos refletir até entender que dispor de tempo e atenção para com outras pessoas é realmente importante.
Agir eticamente também pode significar voltar-se mais às nossas obrigações, o que resultará em mais estudo, mais planejamento, mais atenção com o que estamos fazendo onde estivermos fazendo… Pois os resultados de nossas ações afetarão as vidas de outras pessoas.
E quanto mais avançarmos no sentido da ação ética perceberemos que precisamos ir mais além. Em outras palavras… mais estudo, mais planejamento, mais ação social, mais dedicação ao próximo. E tudo isso vai significar renúncia em outros setores da vida.
Para renunciar voluntariamente é necessário coragem. E de onde ela virá?  Da consciência do que é necessário fazer, do que eu gostaria que me fosse feito.
Nelson José Wedderhoff

Compartilhe:

Sobre o Autor

Nelson José Wedderhoff

Nelson José WedderhoffEngenheiro Eletrônico; Professor Acadêmico na Faculdade Doutor Leocádio José Correia (FALEC); Coordenador de Grupos de Estudos Espíritas; e Conselheiro Editorial da revista SER Espírita.

Todos os Posts de: Nelson José Wedderhoff