[kads group="topo-1"]


Humildade para aprender

Humildade para aprender

O que poderia ser um obstáculo importante ao nosso aprendizado? Nós mesmos. Considerando que “aprender é mudar comportamento”, segundo o Espírito Antonio Grimm.
O significado que damos à vida e ao nosso tempo influencia na abordagem que fazemos sobre o “aprender”. Podemos considerar que, por termos alcançado uma graduação na cultura da Terra (fizemos faculdade, pós graduação, etc), não precisaremos mais estudar. Ou, por termos alcançado níveis hierárquicos em organizações, não precisaremos mais estudar. Ainda, por termos alcançado certa idade, não precisaremos mais estudar.
Pelo ponto de vista de um espírito imortal, o processo de aprendizado incluindo a busca de informação e o ajuste de comportamento jamais se encerra. A decisão deixa de ser estudar ou não, pois com isso fica claro que estudar é a melhor escolha. A pergunta passa a ser “o que estudar?”, conforme a época pela qual estivermos passando. E é aqui que podemos enfrentar um desafio importante, que é conseguir adotar uma postura suficientemente humilde e que nos permite alcançar a consciência sobre a necessidade da informação e aperfeiçoamento contínuos.
No momento em que nos julgamos suficientemente informados, comprometemos o processo de aprendizado. É preciso ter a consciência de que o que sabemos vai se tornando obsoleto com o tempo.
Nelson José Wedderhoff

Compartilhe:

Sobre o Autor

Nelson José Wedderhoff

Nelson José WedderhoffEngenheiro Eletrônico; Professor Acadêmico na Faculdade Doutor Leocádio José Correia (FALEC); Coordenador de Grupos de Estudos Espíritas; e Conselheiro Editorial da revista SER Espírita.

Todos os Posts de: Nelson José Wedderhoff