[kads group="topo-1"]


O CONHECIMENTO ILUMINA O SER

O CONHECIMENTO ILUMINA O SER

Quando o ser humano não avalia seus pensamentos e atos está aberto a influência da massa crítica alheia. Infelizmente, constatamos isso nas manifestações populares, onde a desordem e o vandalismo imperam pela falta de autocrítica e autoconhecimento da população. É preciso saber do que somos feitos e quais são as nossas limitações! Somente assim, não nos tornaremos marionetes nas mãos daqueles que manipulam os incautos.

Aquele que não busca o autoconhecimento passa pela vida e não aprende a viver, pois não sabendo o que quer e quem é não possui objetivos. Essa é a nossa atual oportunidade de fazermos o nosso melhor e nos tornarmos um ser humano de bem. Não podemos desperdiçar esse presente! E tudo começa pelo conhecimento e a aceitação de quem somos realmente. Cada ser humano tem algo de especial dentro de si, aquilo que os outros não tem e ele pode utilizar para o bem de todos. Esse algo especial se desenvolve com a educação material e espiritual do ser. É preciso estudar, estar atento aos acontecimentos no mundo, observar e aprender com aqueles que estão mais adiantados do que nós. O ser humano só encontrará a paz e a felicidade que busca quando adquirir conhecimento sobre si e sobre o mundo em que vive. Quanto maior o conhecimento espiritual e material adquiridos melhor será o relacionamento com o próximo.

O ser humano quando amplia seus conhecimentos espirituais e materiais transforma a sua visão de mundo. Ele descobre que o mandamento que Jesus nos deixou: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” é possível de ser seguido e materializado em sua vida. A evolução espiritual do ser humano amplia a sua capacidade de amar, respeitar e perdoar. Quando assumirmos que a transformação e consequentemente a evolução depende de cada um de nós, transformaremos a convivência humana em paz, amor, harmonia e felicidade. A solução para todos os desafetos, guerras e violência está dentro de nós. O conhecimento ilumina o ser! Vamos agir e transformar o mundo em que vivemos?

LUCY A. C. TAVERNEZI

Compartilhe:

Sobre o Autor

Lucy Alves Tavernezi

Lucy Alves TaverneziFormada em Comunicação Social pela OSEC-SP; Participante de grupos de Estudos Espíritas na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE).

Todos os Posts de: Lucy Alves Tavernezi