[kads group="topo-1"]


A DOR MORAL

A DOR MORAL

Nenhum ser humano gosta de sentir dor, seja qual for o membro físico afetado nos sentimos fracos e desanimados… Alguns têm o atendimento médico necessário, outros sofrem a dor sem auxilio algum… A dor física quando bem investigada tem os remédios necessários para sua cura. E a dor moral? Como lidamos com ela?

A dor moral nos chega de maneiras variadas… Ela pode ser com calúnia, injúria, ataque a autoestima do ser humano, maldades, violência, enfim uma quantidade enorme de sentimentos contrários ao amor e ao respeito pelo próximo. Essa dor castiga a alma e nos faz buscar o que de melhor existe em nós para superar esse desafio. Infelizmente, a dor moral chega ao ponto de levar um ser humano ao suicídio. É muito triste quando alguém que não tem prontidão para ouvir certas calúnias termina com seu capital de vida. Nós somos responsáveis por tudo aquilo que pensamos, falamos e ações que praticamos. É preciso ter um filtro interior para percebermos o quanto o outro pode sofrer com nossos arroubos de cólera e palavras ofensivas.

Devemos buscar a nossa iluminação através dos ensinamentos de Jesus Cristo para que não façamos mais a maldade de julgar e crucificar o próximo sem nem ao menos ter caminhado alguns passos com ele. Quando seguimos o código moral do Cristo nos humanizamos e nos preocupamos com os desdobramentos de nossos pensamentos, ações e escolhas na nossa vida e na de todos que fazem parte dela. O ser humano é uma caixinha de surpresas, entretanto, depende apenas dele ser uma caixinha positiva ou negativa. Fazer o melhor sempre, colocar amor em tudo que faz auxilia o ser humano a valorizar a sua vida e de seu próximo. A dor moral transforma o espírito, alguns se elevam e outros se revoltam. É preciso que nos conscientizemos de que nem todos tem a capacidade de relevar as nossas más ações. Para que a dor moral não machuque a humanidade necessitamos nos colocar no lugar do outro e agir conforme gostaríamos que agissem conosco.

LUCY A. C. TAVERNEZI

Compartilhe:

Sobre o Autor

Lucy Alves Tavernezi

Lucy Alves TaverneziFormada em Comunicação Social pela OSEC-SP; Participante de grupos de Estudos Espíritas na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE).

Todos os Posts de: Lucy Alves Tavernezi