[kads group="topo-1"]


Alimentação como Ato Moral

Alimentação como Ato Moral

Sendo a alimentação uma das necessidades básicas para a manutenção do corpo humano, será que refletimos sobre essa questão com a atenção que ela merece? Segundo o Dr. Leocádio José Correia no livro No Cenário da Vida, psicografado pelo prof. Maury Rodrigues da Cruz, “comer não significa simplesmente satisfação física, mas, fundamentalmente defesa da vida – portanto, é ato moral”.

Você já parou para pensar que na idade da pedra polida o homem era nômade e não armazenava comida para ser consumida futuramente? Naquele período ele só ingeria alimentos frescos, pois caçava ou coletava suas refeições apenas para a satisfação imediata da sua fome.

Porém, através da mudança de hábitos, com a fixação de um local para sua permanência e com o aumento da população do planeta, surgiu a necessidade de alimentar toda uma comunidade em maior escala.

Nesse contexto, o plantio e a criação de animais, foram precursores do desenvolvimento de novas tecnologias para a produção, armazenamento e transporte dos alimentos, contribuindo para um dos pilares do que chamamos hoje de momento ultra rápido. Bem como, a recente inserção da mulher no mercado de trabalho, colaborando para que cada vez mais famílias façam suas refeições fora de casa.

As pesquisas nessa área do conhecimento estão em constante desenvolvimento, porém, muitas vezes, são distorcidas, divulgadas de forma irresponsável e direcionadas para interesses comerciais. Precisamos refletir melhor sobre o excesso de informações disponíveis, principalmente na internet, para a realização de escolhas mais conscientes na hora das compras.

Diante dessa realidade, o esforço para encontrar um equilíbrio entre o consumo de produtos frescos e saudáveis aliados a alimentos processados que não prejudiquem a saúde, torna-se cada vez maior. Então, mensalmente, vamos abordar assuntos relacionados a essa temática. Mande suas sugestões e dúvidas para discutirmos por aqui! Até a próxima!

Fonte:

http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_conservacao_de_alimentos.pdf

Bruna Roldão

Engenheira de Alimentos

Compartilhe:

Sobre o Autor

Bruna Roldão

Bruna RoldãoEngenheira de Alimentos

Todos os Posts de: Bruna Roldão