[kads group="topo-1"]


Como surgiu a ideia de Espiritismo?

Se somos espíritos utilizando corpos temporários que nos servem de meio de manifestação no mundo material, podemos concluir que o Espiritismo, ou seja, a existência de um conjunto de realidades envolvendo os espíritos, é mais antigo que a própria Terra. Contudo, a pesquisa da realidade espiritual começou antes de Allan Kardec.

O que despertou o professor e pesquisador Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais tarde nominado Kardec, foi o fenômeno das chamadas mesas girantes, que encantavam os salões chiques da Europa, pouco antes de 1950.

Estudando o tema, o então cético Rivail descobriu que a inteligência das respostas obtidas por sons emitidos através das mesas vinham de seres que se identificaram como pessoas que tinham vivido na França e deram provas de suas existências (vide instrução de  O Livro dos Espiritos e imprensa da época – mesas girantes e www.wikipedia. org).

Através de médiuns diferentes, o professor Rivail acabou comparando e colecionando respostas que geraram as 1.019 perguntas e respostas de O Livro dos Espíritos e as outras obras que compõem hoje a Doutrina Espírita. Ele assinou como Allan Kardec, porque não achava certo usar seu nome em livros com conhecimentos que não eram seus.

 

Compartilhe: