[kads group="topo-1"]


EQUILÍBRIO EMOCIONAL

EQUILÍBRIO EMOCIONAL

No decorrer da vida nos deparamos com situações que poderiam ser evitadas se tivéssemos avaliado anteriormente nossas atitudes. O que acontece com a maioria das pessoas é se deixar levar pelas emoções. Isso na vida pessoal, religiosa, profissional, enfim em todas as áreas quando deixamos a emoção nos envolver perdemos o equilibro habitual. A emoção negativa nos acovarda e a positiva não nos permite raciocinar com coerência. A emoção é bem vinda e nos faz bem desde que não assuma o controle de nossa vida. O ser humano quando se deixa levar pelas emoções fica como folha ao vento. Na religião é o fanático que ofende e chega ao absurdo de matar em nome da sua fé cega. Na vida profissional estão prejudicando seus companheiros de trabalho para alcançar um cargo acima deles. No auge do seu egoísmo emocional se utiliza da maledicência para tirar as pessoas do seu caminho.

Existem pessoas que perdem a noção do seu valor por deixarem suas emoções correrem soltas feito cavalos selvagens. Tudo na vida tem que ter bom senso e equilíbrio. Isso também deve ser aplicado nos desafios da vida. Quando a dor, a morte ou a doença visitam o ser humano produzem um impacto violento. Se optarmos por deixar livre as emoções, certamente daremos espaço para o desespero e não teremos condições de superar aquela situação. Também falhamos por conta da emoção exagerada quando escolhemos o nosso (a) companheiro (a) de vida. No auge do contentamento esquecemos de avaliar racionalmente suas virtudes e limitações, sua família, pois dessa maneira não teremos surpresas no futuro. Sabemos que não mudamos ninguém, a mudança ocorre de dentro para fora e não de fora para dentro.

É preciso aprender a controlar as emoções para que a nossa racionalidade possa nos auxiliar a fazer boas escolhas na vida. Quem é muito racional fica só e sem amigos, quem é só emoção sofre mais do que o necessário… O que nos fortalece e nos faz encontrar o equilíbrio na vida é a fé racional e o contato diário com Deus através da prece. Deus sempre nos fortalece e nos mostra o melhor caminho a seguir: o do equilibro!

LUCY A. C. TAVERNEZI

Compartilhe:

Sobre o Autor

Lucy Alves Tavernezi

Lucy Alves TaverneziFormada em Comunicação Social pela OSEC-SP; Participante de grupos de Estudos Espíritas na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE).

Todos os Posts de: Lucy Alves Tavernezi