[kads group="topo-1"]


Minha família acha que o Espiritismo não é uma religião. Isso é verdade?

Seria interessante perguntar antes o que é religião. O dicionário Larousse conceitua religião como o conjunto de crenças que estudam a relação entre o homem e sua origem. Como o Espiritismo também faz isso, isto já o qualifica como religião.

Contudo, entendemos que o termo religião é insuficiente para conceituar o Espiritismo, pois algumas religiões admitem dogmas, ao passo que o Espiritismo propõe reflexões filosóficas, ou seja, propõe a busca da sabedoria baseada no questionamento das verdades humanas. Além disso, o Espiritismo busca a verdade por meio da prova e isto é característica da Ciência. Por isso dizemos que o Espiritismo é Filosofia porque busca a verdade; é Ciência porque busca provas racionais e é Religião porque propõe um conjunto de princípios morais de defesa, valorização e promoção da vida.

É muito importante respeitar as crenças da sua família, pois dentro do princípio da reencarnação, todos podemos já ter passado por estágios onde também tínhamos ideias firmes que, com o tempo e o conhecimento, deram lugar a ideias mais completas.

O mais importante está no comportamento religioso e isso independe de rótulos.

Compartilhe: