[kads group="topo-1"]


Missão Pai

Missão Pai

 

O grande significado de nossa vida na Terra é aprendizado. A partir de nossas experiências e vivências temos a cada instante a oportunidade de ascender um pouco mais em nossa trajetória evolutiva. A partir de nossas escolhas, de erros e acertos, vamos gradativamente nos burilando e fazendo as necessárias correções de rota que nos permitem seguir adiante.

Ao longo dessa jornada nos deparamos com facilitadores que nos guiam a cada passada, orientam a cada deslize incentivam a cada vitória e confortam a cada desapontamento. São pessoas que dedicam boa parte de sua própria caminhada a transmitir aos que lhe foram confiados um pouco daquilo que sabem e que se comprazem de uma forma sem paralelo ao perceberem em nós pessoas probas e dignas. A essas pessoas damos o nome de pais.

Nossos pais são um dos grandes referenciais que temos em nossa passagem pela Terra. Transmitem valores e costumes, amam incondicionalmente, servem de exemplo e inspiração, zelam ilimitadamente pelo nosso bem-estar e não medem esforços para nos proteger tanto quanto possível. A existência desses dedicados e abnegados orientadores certamente ameniza as agruras da vida material e dá um colorido especial à dinâmica do existir.

A tarefa de ser pai é uma das missões mais relevantes que o Creador pode atribuir a um ser humano, e, quando bem desempenhada, rende frutos que jamais germinariam por outros meios, revelando todo o seu caráter transformador e fomentador de um momento mais justo e harmônico. Devemos ser eternamente gratos àqueles que ajudaram desde sempre a nos moldar e nos apresentar limites, posto que boa parte do que realizamos em nossas vidas depende desses indivíduos.

Nossa forma de agir, pensar e fazer leitura de mundo depende em grande parte de nossos genitores, sendo importante lembrarmos que não somos fruto apenas de nossa gênese reencarnatória, mas também do meio em que estamos inseridos. Nesse sentido, é fácil notar a relevância da missão de ser pai e a seriedade que há nessa sublime tarefa.

Assim como todos os seres humanos, os pais também são falíveis e alguns deles podem tropeçar no desempenho de suas relevantes funções. Para aqueles que são pais, é sempre tempo de – cada qual a seu modo e dentro do seu possível – avaliar se suas atitudes e seu empenho para com os filhos são compatíveis com a relevância da missão conferida. Ser o grande exemplo e referencial máximo para outrem é uma tarefa que exige seriedade e dedicação e não pode ser tratada com desleixo ou desdém.

Nesse dia dos pais, desejamos que todos os filhos possam refletir sobre a relevância de seus pais em sua formação e que possam agradecer do fundo do coração por essas oportunidades. Desejamos também que todos os pais tenham consciência da importância de sua tarefa e se dediquem a desempenhá-la da melhor maneira possível.

 

Rodrigo Fontana França

Compartilhe:

Sobre o Autor

Rodrigo Fontana França

Rodrigo Fontana FrançaAdvogado e Coordenador de Grupos de Estudos Espíritas na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE) e no Centro Espírita Antonio Grimm (CEAG)

Todos os Posts de: Rodrigo Fontana França