[kads group="topo-1"]


O EXERCÍCIO DA COMPREENSÃO

O EXERCÍCIO DA COMPREENSÃO

Mesmo que estejamos num ambiente familiar, com a família ou amigos, ainda assim nos perdemos do amor que deveria nos unir… Por motivos banais nos desestabilizamos e deixamos a nossa fera interior sair e fazer muitos estragos. Em segundos magoamos e destruímos amizades, família ficando numa solidão dolorosa e cheia de remorsos. Esses momentos de desequilíbrio custam caro e só poderemos controlar a tal fera interior nos conhecendo melhor. Quando detectamos o que nos tira do sério fica mais fácil trabalhar esse descontrole. Não somos perfeitos! Estamos todos no mesmo barco chamado Terra. É preciso que façamos o exercício da compreensão diariamente. Quando compreendemos o nosso próximo estamos trabalhando o entendimento de que somos seres com talentos,virtudes e defeitos variados.

O exercício da compreensão nos torna mais maleáveis, pacientes e nos ensina a olhar para o nosso próximo com olhos de amor. As relações humanas jamais foram algo fácil, entretanto, quando percebemos que a raiva, a revolta e o descontrole emocional só nos prejudicam, acordamos para a vida! Deus está em nós para nos auxiliar a domar os nossos sentimentos negativos. Ele nos ouve através da prece. Então, vamos conversar mais com ele e pedir paciência e a coragem de exercitar a compreensão conosco e com o nosso próximo. Se não nos comprometermos com a paciência e a compreensão dificilmente conseguiremos transformar o coração de pedra de algumas pessoas.

Desta vida só levaremos os bens espirituais que agregamos junto com aqueles com quem convivemos. É preciso fazer o autoconhecimento para liberar o que de bom temos e trabalhar as nossas limitações. A vida é construída pelo amor que compartilhamos, pelos amigos que conquistamos, pelo bem que semeamos e pela corrente de fraternidade que nos une. Façamos a nossa parte! Vamos exercitar a compreensão, pois conviver é um ato de amor e compreensão mútua! Sejamos semeadores de amor, paz, paciência e compreensão!

LUCY A. C. TAVERNEZI

Compartilhe:

Sobre o Autor

Lucy Alves Tavernezi

Lucy Alves TaverneziFormada em Comunicação Social pela OSEC-SP; Participante de grupos de Estudos Espíritas na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE).

Todos os Posts de: Lucy Alves Tavernezi