[kads group="topo-1"]


O EXERCÍCIO DO DESAPEGO

O EXERCÍCIO DO DESAPEGO

O exercício do desapego é algo que ainda está longe da realidade de muitas pessoas… A maioria não consegue se desligar de bens materiais e outros não conseguem desapegar de pessoas e situações vividas. O desapego material traz benefícios ao ser humano, pois mostra o quanto nos tornamos fortes com relação as ilusões que os bens materiais provocam em nossa vida. O desapegar de pessoas e situações exige muito mais da nossa capacidade de deixar ir e ficar em paz. O sofrimento causado pelo apego excessivo pode durar anos se a pessoa não acordar desse transe e resolver enfrentar suas limitações.

Deixar ir e deixar Deus cuidar da nossa dificuldade de desapegar é um caminho a ser seguido por todos. Sozinhos temos medo de deixar ir, de viver algo diferente ou mesmo curar a dor de uma separação. É preciso buscar Deus em nós e nele nos fortalecermos para compreendermos que o amor liberta e não algema as pessoas. Confundimos o amar com possuir e ainda não aprendemos que ninguém é dono de ninguém. Amar é sublime e nos faz querer dar o nosso melhor as pessoas que amamos, portanto para desapegar é preciso saber amar.

É preciso amar as pessoas sem querer controlar seus passos. Praticar o exercício do desapego é amar e respeitar as pessoas que amamos sem tirar a liberdade de cada um escolher o seu caminho. Tudo o que tínhamos que ensinar de bom para os nossos filhos fizemos durante sua infância e adolescência. Se não deixarmos eles baterem as asas eles jamais saberão como é a alegria de voar. Quanto mais evoluímos espiritualmente mais praticamos o desapego material e de pessoas e situações. Façamos uma avaliação para descobrir onde deveremos começar o exercício do desapego em nossa trajetória de vida. A felicidade começa quando deixamos ir as amarras que nos engessaram durante anos. O exercício do desapego nos faz amar verdadeiramente sem tirar a liberdade do outro de viver conforme suas convicções.

LUCY A. C. TAVERNEZI

Compartilhe:

Sobre o Autor

Lucy Alves Tavernezi

Lucy Alves TaverneziFormada em Comunicação Social pela OSEC-SP; Participante de grupos de Estudos Espíritas na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE).

Todos os Posts de: Lucy Alves Tavernezi