[kads group="topo-1"]


O que acontece após o minuto em que o suicida tira sua própria vida? Ele enxerga o seu corpo? Qual é a reação dele?

O que acontece após o minuto em que o suicida tira sua própria vida? Ele enxerga o seu corpo? Qual é a reação dele?

É possível a um suicida assistir ao próprio funeral? Além disso, o que acontece após o minuto em que o suicida tira sua própria vida? Ele enxerga o seu corpo? Qual é a reação dele? Desespero, arrependimento? Um amigo cometeu suicídio e eu fiquei impressionada. Isso não sai mais da minha cabeça e despertou meu interesse em saber um pouco mais sobre o destino dos suicidas. Estou lendo o livro Memórias de um Suicida.

Em nosso entendimento não há uma regra, mas já tomamos conhecimento de que após o desencarne o espírito entra em estado de inconsciência temporária. Isto ajuda a isolá-lo das emissões mentais de dor e angústia dos seus amigos e parentes. Com o tempo recuperará a consciência e avaliará o que fez. Pelo que sabemos, no caso de suicídio, o arrependimento parece ser a única constante.

Allan kardec fez algumas perguntas aos espíritos em torno do assunto do seu interesse. Você pode ler também o relato dos suicidas entrevistados na época de Kardec e registrados no livro O Céu e o Inferno. Considere que tanto os espíritos quanto os costumes mudaram muito nos últimos 158 anos, desde que estas respostas foram dadas. Veja trechos de O Livro dos Espíritos:

327. O espírito assiste ao seu funeral?
⎯ Muito frequentemente o assiste; mas algumas vezes não percebe o que se passa, se ainda estiver perturbado.

161. Na morte violenta ou acidental, quando os órgãos ainda não se debilitaram pela idade ou pelas doenças, a separação da alma e a cessação da vida se verificam simultaneamente?
⎯ Geralmente é assim; mas, em todos os casos, o instante que os separa é muito curto.

162. Após a decapitação, por exemplo, o homem conserva por alguns instantes a consciência de si mesmo?
⎯ Frequentemente ele a conserva por alguns minutos, até que a vida orgânica se extinga de uma vez; mas, muitas vezes a preocupação da morte lhe faz perder a consciência antes do instante do suplício.

Compartilhe: