[kads group="topo-1"]


O que é consciência?

O que é consciência?

O que é consciência? Encontrei uma definição: “Consciência é apenas um campo de um modelo de percepção da psiquê. Esse modelo foi instituído a partir da impossibilidade de se acessar conteúdo de experiências de vidas passadas. É o campo restrito da memória integral a que o ego tem acesso. A matéria impossibilita ao ego o acesso pleno às memórias do espirito. A consciência é um filtro que retém a parte que não interessa ao espírito e que vai estruturar uma parte da personalidade acessível ao ego. A outra parte fica retida no inconsciente.

Temos alguns conceitos relacionados ao assunto no glossário do livro CADERNOS DE PSICOFONIAS – 2004 – do espírito Antonio Grimm, pelo médium Maury Rodrigues da Cruz:

  • CONSCIÊNCIA: conhecimento que uma pessoa tem de si mesma, de seus atos, dos outros, da natureza, do Universo, de Deus.
  • CONSCIÊNCIA CÓSMICA: consciência, conhecimento de que como ser vivo cada pessoa se encontra ligada a todos os seres do Universo.
  • CONSCIÊNCIA POSSÍVEL: é a consciência possível alcançada a partir de todo o existencial vivido pela pessoa ou pelo grupo.

Considerando que o espírito é o ser inteligente do Universo, que retém e opera o conhecimento, a consciência é o saber que conseguimos acessar e operar como resultado de nossas experiências multiencarnatórias.

“Consciência é apenas um campo de um modelo de percepção da psiquê. Esse modelo foi instituído a partir da impossibilidade de se acessar conteúdo de experiências de vidas passadas.

– Por que não lembramos nossas vidas passadas?

Vejam em O Livro dos Espíritos a resposta à questão 392 e seguintes sobre este assunto.

– Considere que se você lembrasse, as outras pessoas também lembrariam. Assim sendo, como dois antagonistas aprenderiam a se amar sem o esquecimento dos seus erros?

É o campo restrito da memória integral a que o ego tem acesso.

A matéria impossibilita ao ego o acesso pleno às memórias do espírito. A psiquê ou mente é um instrumento importante para o espírito. A consciência é como um filtro que retém a parte que não interessa ao espírito e que vai estruturar uma parte da personalidade acessível ao ego. A outra parte fica retida no inconsciente”.

 

Compartilhe: