[kads group="topo-1"]


OUVIR COM O CORAÇÃO

OUVIR COM O CORAÇÃO

Uma vida bem construída e estruturada no amor exige força e coragem para superar as dificuldades de relacionamento. Somos seres humanos com virtudes e defeitos variados e todos estamos buscando o progresso. Se não respeitarmos o nosso próximo, certamente viveremos em guerra constante, pois as opiniões variam conforme o entendimento de cada um. Observamos isso na primeira escola do ser humano: a Família. Pais, filhos, avós são de épocas diferentes e o choque de ideias ocorre justamente para que haja a evolução de todos. Aprender a amar, respeitar e compreender a trajetória de vida dos mais velhos, assim como abrir a mente para aprender e compreender os mais jovens são atitudes necessárias para a harmonia geral.

O que ocorre nos dias atuais é uma falta de paciência coletiva, onde tanto os jovens quanto os mais velhos estão com os ânimos exaltados provocando rupturas na família. A família é a célula principal da sociedade e se ela fica doente, infelizmente a sociedade também adoece. É preciso adoçar a vida com amor, demonstrar nossos sentimentos, aprender a renunciar em certos momentos e praticar a caridade de ouvir. Quando ouvimos o nosso interlocutor com paciência evitamos respostas ásperas e atitudes que poderão machucar um coração. A paz passa a ser nossa companheira e os relacionamentos melhoram infinitamente quando aprendemos a ouvir o nosso próximo.

Tudo na vida depende de nossas escolhas, portanto vamos dar um passo de cada vez e aprender a ouvir. É preciso ouvir o nosso interior, compreender do que somos feitos, pois nos conhecendo melhor conseguiremos ouvir a vida e todos aqueles que fazem parte dela. Deus é tão perfeito que nos deu uma boca e duas orelhas para que pudéssemos ouvir mais do que falar. Ouvir com o coração traz a paz, a harmonia e a alegria de que tanto necessitamos atualmente!

LUCY A. C. TAVERNEZI

Compartilhe:

Sobre o Autor

Lucy Alves Tavernezi

Lucy Alves TaverneziFormada em Comunicação Social pela OSEC-SP; Participante de grupos de Estudos Espíritas na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE).

Todos os Posts de: Lucy Alves Tavernezi