[kads group="topo-1"]


PAZ NOS RELACIONAMENTOS

PAZ NOS RELACIONAMENTOS

Uma das maiores dificuldades do ser humano é ter paz nos relacionamentos, especialmente entre os seus familiares. Quando Jesus trouxe o seu código moral através do Evangelho, nos ensinou que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. O nosso próximo está ao nosso lado no Lar que construímos. Os maiores desafios de relacionamento estão nas famílias. Algumas pessoas chegam a passar mal só de pensar nas reuniões de final de ano, uma vez que, encontrará todos os seus familiares… A afinidade nem sempre é ampla, pois sempre há pessoas difíceis e complicadas em todas as famílias.

Deus é justo e bom! Promove esses encontros de pessoas sem muita afinidade para que aprendam a compreender o outro. A diversidade é que traz evolução para o ser humano. Como poderíamos aprender com pessoas que pensam como nós? Infelizmente, nem sempre compreendemos os desígnios de Deus e aí nos envolvemos em discussões que nos afastam de alguns familiares. É preciso cultivar a paciência e procurar entender qual o motivo que nos faz olhar o outro com reservas. Em alguns casos o outro é o nosso espelho e o que nos causa aversão está também dentro de nós.

A convivência familiar é um exercício de amor diário. Não podemos amar apenas quando tudo está bem, pois naqueles momentos difíceis é que devemos colocar o amor como escudo. Certamente que amar todas as pessoas nem sempre é possível, mas podemos praticar a caridade moral. Segundo a Irmã Rosália em um trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo, a caridade moral consiste em nos suportarmos uns aos outros. É preciso saber calar para não provocarmos discussões que só trarão sofrimento. A missão do ser humano é aprender a amar, portanto devemos começar dentro do nosso Lar. Quando a lição do amor for aprendida no seio da família, a Terra passará a ser um planeta onde a paz, o amor e a caridade estarão presentes no nosso cotidiano. Façamos a nossa parte!

LUCY A. C. TAVERNEZI

Compartilhe:

Sobre o Autor

Lucy Alves Tavernezi

Lucy Alves TaverneziFormada em Comunicação Social pela OSEC-SP; Participante de grupos de Estudos Espíritas na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (SBEE).

Todos os Posts de: Lucy Alves Tavernezi