[kads group="topo-1"]


Quando a oportunidade chegar…

Quando a oportunidade chegar…

Quando uma oportunidade se apresenta, eu, você, todos nós desejamos estar preparados para aproveitá-la. Mas como não há milagre, como não há efeito sem causa, não há preparo de última hora. Ou temos os requisitos para aproveitar a oportunidade que surge, ou a perderemos… afinal de contas, o tempo não volta.
Mas de quais oportunidades estamos falando? De todas as circunstâncias que nos interessarem, de todos os momentos que “conseguirmos ver” de verdade. Vamos a alguns exemplos: cada encontro que fazemos com pessoas são oportunidades de dizer algumas coisas boas, de ouvir mais atentamente, de aprender com o outro. Ainda, quando alcançamos a idade mais madura e somos chamados para alguns eventos que demandam melhor condicionamento físico. Em outros segmentos da vida podemos ainda pensar: quando formos perguntados sobre alguns assuntos que se fundamentam em conhecimentos mais específicos sobre a sociedade, sobre a política, a religião, a educação e até economia. Quando alguém de nossa família nos procurar para trocar afeto e nossa disponibilidade e desprendimento forem requisitados. Podemos ainda ir para a área profissional, onde inúmeros requisitos compõe o perfil do profissional atualmente.
Enfim, estaremos preparados para as oportunidades que surgirem? Talvez. Dependerá de nós mesmos, claro. E o preparo é um processo de médio e longo prazo. Informar-se, cuidar da saúde, fazer autoconhecimento, compor projetos pessoais, tornar-se mais humilde, mais compreensivo, mais cooperativo…  são construções que faremos ao longo de anos, talvez décadas.
Durante a nossa vida aqui na Terra muitas situações se apresentarão, e de muitas vamos querer participar. Como as situações não se repetem, quanto mais preparados estivermos mais oportunidades vamos aproveitar.
Nelson José Wedderhoff

Compartilhe:

Sobre o Autor

Nelson José Wedderhoff

Nelson José WedderhoffEngenheiro Eletrônico; Professor Acadêmico na Faculdade Doutor Leocádio José Correia (FALEC); Coordenador de Grupos de Estudos Espíritas; e Conselheiro Editorial da revista SER Espírita.

Todos os Posts de: Nelson José Wedderhoff